HEAL 57 ANOS: OS FUNDAMENTOS DO HEAL

HEAL 57 ANOS:

Os fundamentos do HEAL

Por: Camila Veloso

Data: 01 de outrubro de 2021


BREVE HISTÓRIA

Em uma bela noite, no dia de 24/11/1949, repleta de muito amor e harmonia, o Espírito José Grosso, com muita graça e luz, cita o hospital que os Espíritos objetivavam criar para cuidar e tratar pessoas portadoras de doenças mentais e outras patologias. 


Os indivíduos encarnados, presentes no momento, encheram-se de gozo com a notícia trazida pelo conhecido “Cangaceiro do Bem”. 


O tempo passava e aos poucos as criaturas reunidas, em nome de Jesus e em prol do bem, amparavam os necessitados e aprendiam a servir e praticar a fraternidade. As orações e reuniões para o estudo do Evangelho permaneciam e assim, nos ambientes envolvidos no processo, emanavam energias de amor, cura e acolhimento ao projeto do Hospital. 


Os trabalhos para a concretização do HEAL permaneciam tanto no plano terreno quanto no plano espiritual e, com muito afeto pela causa, o Espírito de luz André Luiz envolvia-se com o propósito. No dia 25/12/1949, cheio de harmonia, amor e comunhão, as entidades amigas (Irmã Scheilla, André Luiz, Joseph Gleber e Fritz Scheinel) aprovaram a construção do Hospital. 


Foi necessário um longo processo, 18 anos para a materialização completa do Hospital. Nesta jornada da construção do HEAL, os Espíritos estiveram presentes na tomada de cada decisão. Foi então, na cerimônia de inauguração que diversas ações foram realizadas. Houve oferta de uma rosa para todos os convidados, além da Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais, como uma das responsáveis pelo acordes iniciais do Instituto.


A MOTIVAÇÃO 

• Servir incessantemente ao bem como meio de crescimento; 

• Esforço pessoal, intransferível, inadiável no sentido de domar nossas dificuldades íntimas; 

• Renúncia silenciosa como meio de preservar o trabalho assistencial que é do Cristo e não nosso; 

• Vontade férrea em cultivar a disciplina com a qual percorremos o roteiro evangélico, sem desvios; 

• Iluminação interna com base no exercício da fé, da sabedoria e amor á vida; 

• Roteiro de bênçãos, através do consolo aos que sofrem o maior dos males, que é a inação espiritual. Para as realidades imperecíveis da vida imortal. 


(OLIVEIRA, C. A. K. Movimento da fraternidade. Belo Horizonte, 1998.p. 245)


ALICERCES 

“[...] o nosso HEAL mostrará a todos que o Espiritismo é sinônimo de amor; que todo aquele que não se vê na pessoa de um enfermo, que não sente amor por um doente, não é espírita. Espiritismo é caridade. 

Não nos adianta gastar todo o tempo que dispomos com discursos e pregações, se nos encontramos divorciados da verdadeira rota do espiritista”. – 


A CARIDADE ATIVA. (SCHEILLA; ANDRÉ LUIZ; JOSEPH GLEBER; FRITZ SCHEINEL,1949).


 FINALIDADE 

O Instituto Assistencial Espírita André Luiz visa fazer com que os sofredores do mundo compreendam o motivo de suas dores. 

O HEAL objetiva mostrar aos que lutam sozinhos, que a luta é união, bem como esclarecer àqueles que adotaram uma escola religiosa, que Religião é amor, que Religião é Cristo e que Cristo é Caridade 

H onrando o sonho acalentado 

E ntre lutas pelejas sem fim 

A tuante capaz e dinâmico 

L ibertando mentes afins 


Acróstico retirado de uma mensagem da espiritualidade nas Bodas de Madeira (1972). VALLE; SOUZA. Livro Hospital Espírita André Luiz: da revelação espiritual à prática clínica. p 118. 


O HEAL 

O Instituto Assistencial Espírita André Luiz é uma associação filantrópica especializada no atendimento a pessoas com sofrimento mental e/ou dependência química. Oferece a opção de associar as terapêuticas espíritas às convencionais. 


No HEAL são utilizados medicamentos farmacológicos, psicoterapias, terapias ocupacionais e outras. Ou seja, para aqueles que desejam, também são ministrados a água fluidificada como medicamento, manipulada no “laboratório do mundo invisível”, além, é claro, de todo amor, alimento para todas as almas. 


O objetivo primordial é ir além do tratamento dos males físicos ou mentais, somar ciência e espiritualidade e, acima de tudo, oferecer assistência espiritual aos portadores de enfermidades do corpo, da mente e do espírito.

Instituto André Luiz inaugura hospital-dia e amplia o cuidado com a saúde mental.
Por Comunicação HEAL 14 de maio de 2024
O Jornal Espigão, em sua última edição de nº 222, publicou uma matéria sobre a inauguração do Hospital-Dia no Instituto HEAL, destacando a inauguração e sua importância.
Heal na mídia
Por Setor de Comunicação e Promoção Social do Instituto HEAL 11 de abril de 2024
No dia 4 de abril, o Instituto HEAL participou do programa Brasil das Gerais pela Rede Minas.
Entrevista da Diretora Presidente do Instituto HEAL , Juselma Coelho
Por Juselma Coelho 1 de junho de 2023
Entrevista da Diretora Presidente do Instituto HEAL , Juselma Coelho, para a revista O SEMEADOR em abirl de 2023 com o tema " A mulher e a Lei de Igualdade".
Mais Posts